Imagem capa - OFICINA ILUMINECER: 5 motivos para viver essa experiência por Alan Vieira
Inspiração

OFICINA ILUMINECER: 5 motivos para viver essa experiência

É oficial: o nosso workshop finalmente ganhou vida!


Após iniciar nossas primeiras aulas, que aconteceram na Bahia no final de julho, eu listei cinco motivos para mostrar como vai ser especial e importante você também se permitir fazer parte dessa caminhada! E ao final do post você vai conhecer também todas as principais informações sobre esse nosso sonho que se tornou real.




  • 5. O treinamento para o seu olhar;


Você acredita que poderia criar imagens muito mais incríveis do que você vem fazendo? Sente como se aquilo que você enxerga não é totalmente refletido nas suas fotos ou não encontra a liberdade para fotografar aquilo que mais deseja? Por muito tempo minha principal inspiração eram os fotógrafos de fora e isso foi algo que me frustrou bastante. Imagine: eu vivia em uma cidade consideravelmente pequena, daquelas com o pensamento fotográfico super engessado e cheio de regras e situações desatualizadas, o que me desanimava a ponto de não acreditar que poderia ir muito longe ou ter o reconhecimento que merecia.


Acompanhava o trabalho de alguns fotógrafos internacionais e ficava muito decepcionado porque não conseguia reproduzir sua luz, seus tons, não sentia a conexão necessária para fazer meus clientes se soltarem e muito menos tinha alguém próximo para me dizer que um dia ficaria tudo bem.


Justamente por isso, quando comecei a pensar no que iria se tornar a OFICINA ILUMINECER, minha primeira e maior ideia foi fazer por alguém aquilo eu amaria poder ter feito por aquele Alan de cinco anos atrás. Eu queria poder abraçar aquele menino cheio de sonhos e ensinado de uma maneira mais simples e tranquila tudo o que aprendi nessa caminhada. Para que ele carregasse junto de si a certeza do quão especial era o seu olhar, a sua sensibilidade, o seu diferencial. E, principalmente, mostrar que não é preciso buscar inspiração muito longe, pois dentro dele já havia tanto para ser lapidado, explorado e cultivado.


Então, o seu primeiro motivo para viver a nossa oficina é a certeza de que a composição, os detalhes essenciais de toda fotografia e a direção afetiva são parte essencial das nossas aulas. Assim como a vontade de despertar dentro de você a coragem necessária para acreditar nisso que você já faz tão bem e não se deixar levar por pensamentos sabotadores ou pessoas que ainda não perceberam o quanto você pode crescer e ir além.




4. As conexões duradouras;


Tá tudo bem se você ainda não se sente tão seguro com o resultado que vem apresentando! Não tem problema testar novos tons, novas cores, novas ideias, e criar fotos diferentes umas das outras. Desde que você não deixe essa situação dominar os seus dias e te trancar numa bolha de inseguranças e incertezas!


Eu mesmo só senti total segurança para criar o meu trabalho da maneira que sonhava depois de cinco anos. Cinco anos fotografando, aprendendo, errando, explorando. Porque dentro de mim ainda não havia encontrado a conexão necessária e a segurança para defender aquilo que acreditava. Foi um processo bem pessoal, de construção e desconstrução, de entender meu lugar de fala e meu lugar no mundo. E só nos últimos meses que tenho me permitido SER totalmente aquilo que me sentia destinado a ser.

 

O momento que estamos vivendo e aquilo que carregamos no peito, sejam nossas dúvidas ou nossas certezas, se refletem e muito no nosso trabalho. Por isso a minha ideia com a OFICINA ILUMINECER é oferecer todo o suporte que você precisa para se entender, se aceitar e abraçar a sua melhor versão. Vamos acolher sim os testes, as mudanças, o fluxo. Não iremos viver algo uma única vez e nunca mais nos encontrarmos. Seria muito raso e passageiro. A ideia é criar laços e fortalece-los, entre nós e entre você com você mesmo.




3. A criação do seu portfólio e das imagens dos sonhos;

 

Um sonho é algo muito individual, que habita o seu íntimo e muitas vezes não ganha forma ou encontra maneiras de se tornar real. O meu, por exemplo, era que minhas fotos falassem por mim, que representassem tudo o que sou e que acredito, sem que eu precisasse explicá-las. Que tivessem força, coragem, postura, verdade. Mas e o seu sonho? Aliás, preciso reformular a pergunta: o que você TEM FEITO pelo seu sonho?

 

Eu quero ajudar a fundo nisso. Quero conhecer o seu trabalho, o seu portfólio e ajuda-lo a entender qual é a sua linguagem, o que você mais domina, quais seus pontos mais expressivos e o que poderemos desenvolver com ainda mais força a partir disso! A sessão de leitura e avaliação de portfólio precisa ser um abraço acalorado, daqueles que enchem de certezas e inspirações. E não uma dura crítica à sua forma de tornar sua arte real.

 

Terei o cuidado e a sensibilidade de buscar as imagens que melhor representam a sua verdade. E juntos iremos criar a sua galeria mais verdadeira e vibrante. Iremos desenvolver na prática, junto com um casal cheio de amor e conexão, e captar a sua luz, as suas cores. A ideia é que você entenda a força de cada imagem e saiba usá-las para alcançar seus objetivos.



2. O toque de certeza e domínio daquilo que já lhe pertence;


Quais seus medos? Suas angústias? Quais suas maiores dúvidas e dificuldades? Nossa oficina não tem um roteiro completamente estabelecido, pois a ideia é moldá-la de acordo com as suas maiores necessidades. Eu sei que você já domina muito bem, dentro de você, o seu trabalho. Só não encontrou – em si e no próximo – o apoio que tanto busca.


ILUMINECER é dar voz, clarear seu pensamento e facilitar o encontro entre a sua versão atual e aquela que você sonha se tornar. E o caminho para alcançar tudo isso pode ser muito sincero, orgânico e fácil de percorrer. 


Se você chegou até aqui é porque esses quatro motivos fazem sentido aí dentro. E eu sou muito grato por isso. Como falei, minha ideia é poder fazer por você o que eu gostaria – com todas as minhas forças – de poder fazer por mim mesmo há alguns anos. Para que desistir não tivesse a mínima hipótese de acontecer. Para que eu acreditasse mais no meu potencial e buscasse o quanto antes maneiras de desenvolvê-lo e lutar por ele. E agora é a sua vez de se permitir tudo isso.




  • 1. Você, sim, estará fazendo por si.

 

Nada pode ser mais importante do que isso. Percebe como tem valor saber que você é o principal responsável pela mudança que está para acontecer na sua carreira? Se presentear com essa experiência é poder conversar com o seu “eu” do futuro e receber um sincero “muito obrigado” por ter feito algo que trará tantos resultados positivos.

 

Então esse é o meu convite! Traga a OFICINA ILUMINECER para a sua vida!




COMO FUNCIONA:

 

Nosso workshop é PRESENCIAL e pode ser feito de maneira individual ou em grupos com vagas limitadas. Temos a VERSÃO COMPLETA, onde a ideia é vivermos dois dias inteiros (ou quatro turnos) de aprendizado, prática fotográfica, muita luz e transformações e mais três encontros mensais – presenciais ou online – para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu trabalho. E também a VERSÃO POCKET, feita em dois turnos e voltada para atender as necessidades de uma turma com maior número de alunos.


CRONOGRAMA DAS AULAS


Versão completa: 


- Nossa primeira aula é voltada ao momento atual da sua carreira. Vamos analisar seu portfólio, entender quais suas maiores dificuldades e pontos a serem trabalhados com maior atenção, focaremos também na sua presença digital – como seu trabalho vem sendo visto nas redes sociais, como você apresenta seu conteúdo e como você vende seu produto final – e iremos trabalhar tudo isso de maneira prática a partir desse primeiro momento. A ideia é dar um novo start para a sua fotografia, sem máscaras, de forma orgânica, simples e objetiva. 

 

- Na segunda aula iremos entender o funcionamento de um ensaio, teremos uma sessão externa, você me verá em ação e também fotografará junto comigo. Trabalharemos luz, direção e conexão. 

 

- Na terceira aula você irá dominar o ensaio e aplicar o que aprendeu. Você terá a minha assessoria durante toda a sessão, mas dessa vez eu quero ver você conduzindo as fotos e criando o seu melhor trabalho.

 

- Nossa última aula é sobre a seleção e tratamento. A ideia é trabalhar os momentos decisivos e mais importantes e treinar seu olhar para escolher as fotos que melhor definem o que você produziu, para depois iniciarmos a edição e divulgação desse material. Você irá receber também o preset exclusivo do curso.


Versão pocket:


- As nossas duas aulas serão definidas de acordo com a maior necessidade da turma, visando sempre a ideia de termos um momento teórico, que pode ser voltado a portfólio e carreira ou tratamento e mídias sociais, e um momento prático, para entender e aprender sobre direção e conexão comigo fotografando e também com cada fotógrafo tendo seu momento individual para aplicar o que está aprendendo e criar seu próprio material.


ONDE E QUANDO:

 

Nossas primeiras aulas aconteceram em Salvador, BA, entre os dias 27 e 30 de julho de 2018. Pelos próximos meses pretendo iniciar a oficina também em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do sul, São Paulo, Pará, Pernambuco e Ceará. E se você já tiver sua turma definida ou já quiser agendar suas aulas individuais me escreva!

 

Quero poder levar minha fotografia para a sua terra, para o seu bairro, para os seus amigos e para a sua vida. Não existe distância ou barreiras para o nosso aprendizado juntos.

 

INVESTIMENTO:

 

ILUMINECER – VERSÃO COMPLETA – individual ou para até 6 alunos – com quatro aulas, sendo duas teóricas e duas práticas, acompanha certificado, material de apoio, preset e mais três encontros mensais para acompanhar seu crescimento. O investimento é de R$1600 em até três vezes no boleto* ou R$1500 à vista.

 

ILUMINECER – VERSÃO POCKET – para até 12 alunos – feita em um dia e com duas aulas: uma prática e uma teórica. Acompanha certificado, material de apoio e um encontro mensal para resultados. O valor é R$750 para o pagamento em até três vezes no boleto* ou R$680 à vista.


*O pagamento dos boletos será feito em datas antecedendo a Oficina. Sua vaga estará garantida a partir do pagamento da primeira parcela, porém a realização das aulas será quando tivermos tudo quitado.


INSCRIÇÕES:


Para realizar sua inscrição individual, ou se você já tiver sua turma montada (com 6 fotógrafos para a oficina completa ou até 12 amigos para a versão pocket) me escreva em oficinailuminecer@gmail.com ou monte nosso grupo no WhatsApp 47 996438127.  


Nos vemos?


Alan.